O 3° Batalhão da Polícia Militar (PM), o Senac e um grupo de instituições parceiras promoveram ontem um dia de cidadania na Baixada do Sol. O evento foi realizado no Centro de Juventude, ao lado do Ginásio de Esportes Álvaro Dantas, e reuniu centenas de moradores.
O Projeto de Ação Social e Cidadania na Comunidade, criado pela equipe do 3° Batalhão, tem a missão de oferecer serviços sociais, de saúde, lazer, cultura e esporte à população, além de congregar valores de cidadania e estreitar os laços de aproximação e confiança entre o morador e a polícia.
“Nossa expectativa está voltada para a prestação de um bom serviço à população, valorizando a interação e a ação preventiva antes da repressão”, explica o comandante do Batalhão, major PM, Juvenal de Araújo Corrêa. Durante todo o dia, os moradores contaram com serviços de expedição de documentos, saúde, cultura e lazer.
evento foi realizado no Centro de Juventude, ao lado do Ginásio de Esportes Álvaro Dantas, e reuniu centenas de moradores
Ainda de acordo com o comandante da Regional, a ação foi planejada em conjunto com os moradores do local. Juvenal Araújo afirmou que durante as abordagens as equipes percebem a carência da comunidade em relação a serviços essenciais. “Muitas famílias não dispõem de recursos financeiros para buscar esses benefícios tão necessários”, acrescenta.
O secretário de Segurança Pública do Estado, Ildor Renir Graebner, também prestigiou o evento e destacou a importância da ação. “Esse é um espaço de prestação de serviços que gera maior interação com a comunidade, maior aproximação e o estreitamento dos laços de confiança entre o morador e a polícia, além de promover a redução dos índices de violência”, comentou.
Parceria cidadã
“Gostei dessa iniciativa. É o tipo de ação que gera interação com a comunidade. A gente já teve a polícia muito distante, ou seja, quando ela batia na nossa porta é porque vinha trazer más noticias. Hoje temos satisfação em abrir a porta para os agentes e conversar de igual para igual com eles”, disse a dona de casa, Mirlene Melo, que esteve no local para acompanhar os filhos na área de lazer.
O aposentado Sebastião Santos, também morador da Baixada do Sol, ressaltou o que ele chama de nova fase da polícia. “A corporação resolveu, finalmente, unir a ação repressiva com a preventiva, ou seja, enquanto prende os vândalos para manter a ordem, também promove atividades de interação com as famílias. Isso é muito positivo”, acrescentou.
A ação contou com a participação direta da Escola EJORB, Escola Serafim da Silva Salgado, Escola Jovem do Boa União, Ayrton Senna, Áurea Pires, Tancredo de Almeida Neves e da Associação de Moradores dos bairros Aeroporto Velho, Ayrton Senna, Sobral, Boa União, Pista, Plácido de Castro e Loteamento São Sebastião. Além dessas instituições, também estiveram presentes o Senac, Fundação Bradesco, Ministério Público, Defensoria Pública, OCA e Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA).
Serviços oferecidos
Entre os serviços oferecidos pelas equipes esteve incluída a expedição de documentos (Carteira de Identidade e CPF) e atendimento jurídico feito pela Defensoria e Ministério Público. As equipes da saúde ministraram palestras sobre DSTs, dengue, motivação, orientação profissional, empreendedorismo, violência doméstica, reciclagem de lixo, bullying, violência sexual e males causados pelo uso de drogas. Também foram repassadas ao público informações sobre saúde bucal e inclusão digital (Acesso à internet).Saúde e lazer
As equipes do Senac e Secretaria Municipal de Saúde fizeram a aferição de pressão e testes de glicemia, além de disponibilizar vacinas contra tétano, gripe e hepatite B. A comunidades também teve acesso à atividades esportivas incluindo jogos de futsal, futebol de areia, voleibol, corrida pedestre (masculino e feminino) e atividades lúdicas para crianças.Escrito por Val Sales - valsales@pagina20.com.br | |
30-Abr-2011 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário