JUNTOS SOMOS FORTES

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Policiais e bombeiros militares se organizam para negociar salários



As associações militares estaduais e lideranças dos batalhões da Polícia Militar do Acre (PM/AC ) e Corpo de Bombeiros se reuniram ontem para formular princípios, traçar metas e rememorar os acertos e erros durante a data-base 2011. O encontro aconteceu na sede campestre da corporação e tem vista nas negociações salariais deste ano.
BOMBEIROS e militares discutem pautas salariais de 2013 - Foto/CedidaBOMBEIROS e militares discutem pautas salariais de 2013 - Foto/Cedida 
Além da Associação dos Praças (anfitriã), estiveram presentes a Associação dos Militares (AME), Associação dos Subtenentes e Sargentos da PM e a Associação dos Cabos e Soldados, também da PMAC. Durante a reunião, Abrahão Púpio, membro da AME e da APRABMAC, lembrou que o primeiro passo é afinar o discurso entre a comissão, estabelecendo unidade de discurso e divisão de tarefas.
De posse de toda a documentação gerada durante a polêmica data-base de 2011 (que culminou na primeira greve de militares do Estado do Acre) as lideranças reunidas avaliaram os erros e acertos, refletindo e usando o aprendizado.
Púpio disse que a comissão, assim como toda a base, tem a equiparação da gratificação do risco de vida com o coronel PM/BM como conquista com prazo certo para até maio de 2013, conforme compromisso já declarado pelo Governador Tião Viana, e reafirmado em várias ocasiões entre 2012 e 2013, inclusive em reuniões com centenas de militares e familiares.
Assim, segundo Abrahão Púpio, a comissão irá construir uma proposta com outras pautas urgentes a serem postas à apreciação de assembleia geral da categoria e posteriormente apresentadas ao governo do Estado para negociação, com respeito, ética e lealdade.
Na ocasião, Francisco Jusciner, presidente da APRABMAC, afirmou que o compromisso da entidade é com os militares, com o melhor resultado possível a todos. Pediu que quem quisesse promover interesses particulares ou de pequenos grupos se afastasse das negociações. Disse também que o momento não é de política partidária e sim sindical. "Nosso objetivo é com a base e não desgastar o governo nem comandos da PM ou CBMAC", assegurou.
Isaque Ximenes referendou as palavras de Jusciner em torno da defesa dos interesses coletivos. Disse que interesses políticos serão descartados e falou da importância de se caminhar em harmonia com os comandos, visando o melhor para os militares. Para ele, a atribuição dos políticos com mandatos é ajudar na Assembleia Legislativa na hora de aprovar as leis que interessam aos policiais e bombeiros.
O vice-presidente da Associação de Subtenentes e Sargentos da PM, João Jácome ressaltou que negociação salarial se faz com verdade e seriedade. A próxima reunião interna ficou agendada para o dia seis de março, quando será marcada assembleia geral com a categoria para análise e aprovação da pauta a ser apresentada ao chefe do executivo estadual.
Também ficou definido que os comandos da PM e CBM serão convidados para participarem das deliberações internas, já que os mesmos participam ativamente das negociações junto à equipe de assessores.


Ter, 26 de Fevereiro de 2013
Escrito Por Val Sales

página20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário